quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Desafio do Nordeste





"O cristão que não se importa com Missões esqueceu que um dia foi alcançado através de alguém que a levou à sério" Gabriel


O Nordeste e sertão
Existem dois Nordestes, um é o Litorâneo e da Zona da Mata. Outro é o Nordeste do Polígono das secas, onde predomina o sertão, a seca e suas conseqüências. É o Nordeste das pequenas cidades e das populações que sobrevivem.
É o Nordeste onde a miséria humana retrata fielmente a terrível vida das regiões menos desfavorecidas do Terceiro Mundo. É o Nordeste de um dos maiores índices de analfabetismo do Ocidente, e dos mais assustadores índices de subnutrição e mortalidade infantil.
Metade das crianças pobres do Brasil vivem no Nordeste, 103 crianças em 1.000, morrem antes de completar um ano. Araripe com 17.589 habitantes no Ceará é considerada a capital nacional da miséria, onde 73,3% das famílias são indigentes. A taxa de 33% de analfabetismo no Nordeste é quase o dobro, com referência ao resto do país que é de 16%. O Nordeste com o: menor percentual de saneamento, água encanada e energia elétrica, de maior numero de moradores por cômodos em uma moradia, de maior percentual de trabalho infantil, maior índice de prostituição infantil, de trabalhadores sem carteira assinada, de trabalhadores recebendo menos de um salário mínimo, de maior índice de desemprego, São 1.209 municípios atingidos pela seca no Nordeste, quase 70% dos 1.787 municípios da Região, segundo a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), quase 10.000.000 de pessoas já estão em "situação critica". Para atendermos a necessidade deste povo precisaríamos de 150.000.000 de kl. de alimento mês, para as 2.000.000 de famílias dos flagelados.
As Necessidades Espirituais
Juazeiro do Norte no Ceará, com uma população de 200.000 habitantes, tem 16 templos evangélicos e por volta de 3.000 crentes, o que significa 1,5% de evangélicos. Cerca de 150 municipios com menos 1% de evangélicos e 10 mil aglomerações rurais sem presença evangélica, e ainda existem muitas cidades com 0% de evangélicos, como as cidades de Monsenhor Hipólito no Piauí, Granjeiro no Ceará, São José do Seridó e Ruy Barbosa no Rio Grande do Norte, Amparo de São Francisco no Sergipe, e muitas outras no sertão do Nordeste e que não tem Igreja Evangélica. Há 6 milhões de sertanejos no Nordeste e muitos ainda não ouviram falar de Jesus. São cerca de 40 tribos no Nordeste e algumas sem presença missionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário